LINKS ÚTEIS Ver todos »
 
www.afn.min-agricultura.pt/portal
 
www.apambiente.pt
 
http://www.dgadr.pt
 
COMPOSTO

O “Composto Orgânico” é o produto final estabilizado, resultante do processo de decomposição aeróbia da matéria orgânica. Este produto é constituído, essencialmente, por matéria orgânica e macro e micro nutrientes, indispensáveis à vida das plantas. Pelas suas características químicas e organoléticas, o composto constitui um fertilizante e corretivo por excelência, de solos agrícolas (agricultura tradicional, florestas, jardins, entre outros).

A utilização de composto reduz a densidade do solo, tornando-o mais fácil de ser trabalhado e mais poroso, melhorando a estrutura e reduzindo dessa forma a erosão. Este fertilizante pode também gerar uma maior resistência aos períodos de seca, ao proporcionar uma utilização mais eficiente e racional da água.

A atividade dos microrganismos é essencial para a qualidade e produtividade do solo, potenciando o desenvolvimento e obtenção de plantas mais saudáveis. Este aspeto é consideravelmente melhorado, com a correção orgânica dos solos, maioritariamente pobres no contexto nacional.

O composto final é obtido utilizando técnicas rigorosas de controlo, quer na seleção dos materiais que irão formar as pilhas, quer durante o decorrer de todo o processo, sendo que cada lote é submetido a análises, que atestam as suas características e garantem a sua qualidade.

     
 
Ambitrevo © 2012
Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Netgócio ®
 
Visite também